sábado, 8 de dezembro de 2007

mais palavras de Outros

Já tinha contado que gosto imenso de dar umas voltas pelas escritas de alguns filósofos?... pois é. Gosto. Demasiado... se bem que nunca é demasiado gostar! :)
Então cá ficam umas palavras
(hoje de Bertrand Russell!)

"O mundo é um lugar confuso, contendo coisas agradáveis e desagradáveis, em desordenada sequência."
...

e há mais:

Diz, Bertrand Russell, que a inquietação emocional é uma forma de medo e, sendo que todas as formas de medo produzem fadiga e, que toda a fadiga é forma de infelicidade... o que importa é saber/conseguir pensar nas "coisas" no momento certo!

Mesmo que não se consiga logo encontrar o momento certo para cuidar uma inquietação, importa treinar este princípio! Tudo se aprende... e pode aprender-se a conseguir fazer assim, dar tempo a cada coisa sendo que cada "coisa" tem o seu tempo para nos inquietar!
:) Isto bateu-me no fundo das angústias em que, tantas vezes, gastei de mim sem as solucionar... estou em exercício!

Mas ainda há mais:

"O segredo da felicidade é o seguinte: deixai que os vossos interesses sejam tão amplos quanto possível, e deixai que as vossas reacções em relação às coisas e às pessoas que vos interessam sejam tão amistosas e tão pouco hostis quanto possam ser."
...
(acho que, à partida, sou feliz! ;) se bem que...
o meu erro deve ter andado por aqui: usei deste princípio mesmo em relação a quem não me interessava por aí além...
convencida que estive, sempre, de toda a gente poder interessar-me tanto!)

...
(se vos apetecer, é tudo de: A Conquista da Felicidade, Guimarães Editores.)
.

5 comentários:

Cadelinha Lésse disse...

Pronto!... Já vais dar-me trabalho!Como se não bastasse tudo o que já tenho para fazer, agora também vou aos treinos anti-inquietação...
:)
agora a sério: parece-me que este senhor está cobertinho de razão. Depois conta como está a correr o teu exercício.

Um xi

Unknown disse...

Sem nunca ter lido Bertrand Russell, já andava a exercitar ao longo da vida um pouco dessa técnica a qual começou a ser mais imperativa depois de ter lido algumas das tuas opiniões pelo meu blog.

De alguma forma acho salutar que se liberte alguma componente paranóica presente na nossa simpatia. Temos que controlar até que ponto isso não se transforma em qualquer coisa homicida, mas acho que aí reside o equilíbrio.

Há muita coisa que ainda me inquieta. Tenho pena que haja pessoas que nunca tenham sabido para que isso serve. Adoraria que muitas delas lessem e reflectissem sobre isso... Medo, fadiga, inquietação emocional ==> Sofrimento por antecipação.

Como dar a volta ao Medo? Parece-me que é nessa definição que se tem de actuar. Às vezes pergunto-me do que têm medo as pessoas? Do futuro que não viveram? Daquilo que poderiam ter e acham que nunca terão? Mas que raio de felicidade/opção é essa?

Ainda angustiado, ando como tu a treinar e a raciocinar. Sim, porque as minhas faculdades ainda me permitem pensar e fazer conclusões. :)

Como diz a Lésse, Russell cobertinho de razão! :)

Bjzz racionais

paulo disse...

A felicidade não se conquista, rapariga, conquista-nos! A minha Filosofia corre mal, mas pelo menos já sei ( já sabia ) que nada sei. As aulas como exploração do vazio. Xi.

IM disse...

E por falar em felicidade ( porque filósofos é mesmo cá comigo!!)não podia deixar aqui umas palavras do Savater que, do meu ponto de vista traduzem,de uma forma realista (e não negativista como poderia parecer...) aquilo que a felicidade possa ser...então aqui vai:
"Sobre a felicidade a única coisa que conhecemos ao certo é a vastidão da sua demanda.(...) Talvea o que se passe com a felicidade é que somos incompatíveis com ela. Felicidade é aquilo que brilha onde eu não estou, ou porque ainda não estou ou já não estou...".
Límpido. Sereno. Realista. Gosto.
beijinhos.
IM

Unknown disse...

Offpost: Espero que tenhas tido um Óptimo Natal. Um SUPER 2008 é o que te desejo!

Bjzzzzz